Criptomoedas e os Grupos de Pumps

Criptomoedas e os Grupos de Pumps

Imagine a seguinte situação: Um grupo de mais de mil pessoas combinam exatamente em um mesmo horário comprar uma moeda. Em questão de poucos minutos a moeda começa a se valorizar, podendo chegar até mesmo a multiplicar dez vezes o seu valor. Isso se chama Pump.

Em teoria parece uma maravilha certo? Pode-se ganhar muito apenas entrando nesses grupos e comprando alguma moeda. Mas… E se eu te dizer que por causa dessas mesmas pessoas envolvidas nesse grupo, você pode acabar perdendo ? Acredite, isso acontece.

No momento em que é divulgado a moeda, todos desse grupo vão desesperadamente comprar ou vender, e o problema começa exatamente ai, vão desesperadamente. Supondo que na hora o valor da moeda escolhida seja 1000 satoshi ( equivalente a 0,00001000 bitcoin) os primeiros conseguem comprar a esse valor mas os outros não, vão pagar cada vez mais caro 1200, 1500, 2000 … e assim por diante. Isso tudo numa questão de segundos. Então os primeiros que conseguem comprar por um valor mais baixo vendem para ter o seu lucro, ao venderem o preço começa a diminuir rapidamente e ai entra o fator desespero, aqueles que compraram a 2000 satoshi e a moeda caiu pra 1500 ( por exemplo) devido a venda dos que chegaram primeiro, acabam saindo no prejuízo e vendem para não perderem mais ainda.

Afinal, quem comprou a 2000 alguns segundos depois do início do Pump e a moeda está custando naquele momento 1500 já tem uma perda de 25 %. E para evitar mais perdas ainda, acabam vendendo. E assim a moeda vai caindo cada vez mais. E o Pump acaba dando errado e a grande maioria saí no prejuízo.

Algumas exchanges estão tomando medidas contra grupos de pumps, uma delas é a Cryptopia que consegue detectar um volume grande de pessoas investindo simultaneamente em uma mesma moeda e acabam não executando a ordem de compra instantaneamente, como seria o normal.

Claro, não são todos os pumps que dão errado. Porém, é importante que caso você decida participar de algum, esteja bem ciente dos riscos e jamais invista um valor alto, pois pode acabar perdendo bastante.

Gostou desse artigo? Sem enrolação e direto ao ponto, compartilhe com seus amigos!

Formado em finanças, investidor de moedas digitais e conhecedor da tecnologia utilizada nas criptomoedas.

%d bloggers like this: