
Top 5 Linguagens de Programação Estranhas
Hello, World! Aqui estamos para mais um maravilhoso post, desta vez elaboramos um top 5 com linguagens de programação mais bizarras, na opinião deste que os escreve. Sem mais delongas, vamos a lista:
A Birl Language surgiu quando a internet estava criando vários memes com Bambam dando aquela famosa zoada na internet, caso você não conheça a zoeira, veja aqui. Basicamente, o objetivo desta linguagem é unir a brincadeira criada pela internet em uma linguagem de programação. Dá só uma olhada em um “Hello, World” com esta linguagem:
HORA DO SHOW CE QUER VER ESSA PORRA? ("Hello, World!!!\n"); BORA CUMPADE 0; BIRL
Apesar de tudo, gostaria de dizer que esta não é a linguagem que você irá construir seu próximo site, nem mesmo fará seu próximo aplicativo, infelizmente. Isso tudo porque a Birl Language foi criada apenas pela zoeira, a vantagem é que é open source e você pode conferir o código fonte aqui.
A próxima da lista, também conhecida como linguagem maluca que certamente foi criada para bugar a sua mente, a whitespace, como o nome já diz, consiste em programar usando apenas tab, espaço e quebras de linhas, ou seja, TUDO é espaço em branco nessa linguagem, veja como é o seu código:

Esta linguagem dispensa comentários, ela é tão única e versátil que fica até difícil descrevê-la. Veja só como é o Hello, World nesta linguagem:
??!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??!!!!!??!!!??!!!!!!!!??!!!!!!!!!!!!!!!??!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??!!!!!!!!!!!!!!!??!!!!!!??!!!!!!? ?!!!!!??!!!??!!!!!!!!??!!!!!!!!!!!!!!!??!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??!!!!!!!!+??!!!!!??!!!!!!!!!!!!??!!!!!!!!!!!!??!!!!!!!!!!!!!!!??!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!+??!!!!!!!!!!!!!!!??!!!!!!!!!!!!!!!!!!??!!!!!!!!!!!!??!!!!??!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!? ?!!!!!!!!!!!!!!!!??!??!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??!!!!!!!!!!!!!!!!!!!??!!!!!?
Sim, isto aí produz um Hello, World, como funciona? Acredito que a pessoa que criou saiba porque!
O mais legal desta linguagem é que criaram um interpretador para esta linguagem, o mesmo chama-se !Py!Batch (Diferente até aqui, não é mesmo?).
Esta maravilhosa linguagem de programação tenta provar que a máquina de Turing esteve por todo este tempo e tudo que você precisa para programar é de um hash map e de algumas estruturas de controle. Apesar de audaciosa e diferente, esta linguagem é um subconjunto da linguagem Lua, ou seja, todos os programas feitos na linguagem #Hell são um programa Lua também.
Veja um exemplo básico desta linguagem:
while io.read() do _G[_G] = {} end while _G[_G] do io.write("1") end io.write("0")
Fantástico, não é?!
Esta linguagem foi criada para bugar a sua mente, basicamente, consiste na linguagem C++, no entanto, todos os caracteres foram reduzidos em um, ou seja:
# é { > é ; ; é > < é = ...
Agora, para um fim de linha, você não usará mais o ponto e vírgula, mas sim, o símbolo de maior!
Repare neste exemplo, que bacana:
THATSCPLUSCODENONOTCPLUSPLUSCPLUS{includ =iostrea; usin namespac st> in mai()|cou == ^^Hello World!^^ == en>retur -1>? @&&@This is a comment in C+ ;;;whitespace;;; ;;;whitespace;;; @&&@ This is an amazing multi line comment in C+ @&&@
As linguagens de programação que você acabara de conhecer, provavelmente não será a sua próxima linguagem a ser estudada, seja para criar uma aplicação mobile, web ou até mesmo Desktop. O mais importante destas linguagens está em fazer algo diferente, seja zombando de algum coisa ou até mesmo criando novos padrões.
O lado positivo de se conhecer essas linguagens é que pode-se conhecer um pouco sobre como as linguagens são feitas, sendo que muitas delas são open source, além é claro, de servirem de inspiração para que você crie a sua própria linguagem.
Ao nos referirmos sobre estas linguagens de programação, exceto a primeira que é derivada de uma zoeira com o Bambam, são linguagens conhecidas como linguagens Esotéricas.
Essas linguagens são criadas por algum motivo, seja porque é engraçado, seja porque é difícil de se implementar utilizando ela, ou seja só porque ela é estranha mesmo!
Há dezenas, senão milhares delas e você pode conferir a lista com várias linguagens com sintaxes diferentes e malucas aqui.
O senhor caveira é programador web, mobile, Desktop, amante da Tecnologia e filósofo de boteco.